Stand Up Paddle Tour no Nilo de Assuão a Luxor – um relato de viagem

Stand Up Paddle Tour no Nilo de Assuão a Luxor - um relato de viagem

“Um passeio de Stand Up Paddle no Nilo”.

Inúmeros mitos rodeiam o Nilo. Mesmo quando era criança li o livro de Rüdiger Nehberg Aventura no Nilo Azul e Durante muito tempo o projecto de remar o Nilo com o SUP e depois deitado na gaveta.

O nosso espírito de descoberta esperava um remo idílico através do rio histórico e onírico do Egipto, mas não tão extremo como o de Rüdiger Nehberg, pois excluímos o factor crocodilos ao começar a norte da Barragem Alta em Assuão. Para um começo fácil, fomos acompanhados por uma felucca, um barco à vela tradicional, durante os primeiros 5 dias.

As feluccas tiveram dificuldade em apontar o longo caminho desde Luxor porque eram necessárias demasiadas licenças, o caminho de regresso era demasiado longo e o vento estava a diminuir em direcção ao norte. A nossa direcção de remada foi ditada pela corrente de sul para norte, que infelizmente é vento norte, ao contrário da direcção do vento mais comum. Assim, a conclusão foi: remar com a corrente, mas contra o vento. Não sabíamos quantos quilómetros por dia eram viáveis, pois isto depende sempre muito da corrente e da força do vento.

Estávamos equipados com um GTS Sportstourer 13.0, o GTS Cruiser 11.6 e duas pás GTS estreitas e leves.

“O capitão já estava a preparar o jantar sobre a felucca”.

O timing foi perfeito, mas ainda assim coincidente, pois a melhor altura para tirar férias de SUP no rio é durante os meses de Inverno. Depois a água é mais baixa do que no Verão. Assim que aquece, a água do rio mais longo do mundo sobe cerca de 3 a 4 m e as numerosas ilhas do Nilo desaparecem. Além disso, há significativamente mais corrente, mas também um vento de proa mais forte. Vale a pena alguns dias para o remar de stand-up. Ilha do Elefantino com as suas duas aldeias núbias, a grande duna de areia com os túmulos dos nobres, os mosteiros nas dunas de areia, o jardim botânico numa das ilhas do Nilo, bem como o Templo de Filae – tudo isto pode ser explorado independentemente dos barcos pela SUP.

Os arredores surpreenderam-nos – sentimo-nos como se estivéssemos a viajar no tempo: as feluccas tradicionais passavam, os camelos ficavam nas dunas de areia. Apenas a música árabe alta dos barcos a motor, as chamadas dahabiyas, em que as pessoas celebram, nos trouxe de volta à realidade. O Hotel Old Cataract fica directamente nas margens do Nilo e pode ser admirado a partir do SUP a partir da água.

“O romance Morte no Nilo de Agatha Christie esteve aqui

escrito & filmado

Os primeiros quilómetros de Assuão foram bastante fáceis de remar com uma boa corrente e pouco vento de proa.

Uma e outra vez, os pescadores paravam-nos e perguntavam-nos de onde vínhamos e para onde queríamos ir. Eles não podiam acreditar que estávamos a viajar por SUP. Ao pôr-do-sol aterrámos numa pequena ilha no Nilo – já estava escuro às 17.30 horas. Osama, o cozinheiro, e Mahmoud, o nosso capitão, prepararam o jantar sobre a felucca. Desde Janeiro as noites podem ficar bastante frias mesmo no Egipto, fizemos uma fogueira na ilha e a nossa tripulação de barco Núbia tocou tambores e cantou o seu caminho quente. Aqueles que dormem no barco acordam com o nascer do sol. Mas no Inverno, as noites e as primeiras manhãs são muito frescas – por isso, a nossa tripulação de barco sempre rastejou para fora debaixo dos seus cobertores apenas quando o sol já tinha energia suficiente para os aquecer.

Ou seja, com um tempo de férias relaxado das 9 da manhã, tomámos o pequeno-almoço. Durante a construção da controversa barragem de Assuão, mais de 100.000 núbios foram deslocados à força para aldeias recentemente construídas 45 km a norte de Assuão. A reinstalação tem sido bem sucedida. Os núbios têm mantido a sua identidade cultural mas têm um melhor nível de vida do que a geração dos seus avós e acesso a uma melhor educação.

“Como muitos pequenos oásis, as aldeias Núbias aninham-se nas margens do Nilo”.

É sempre o mesmo padrão que notámos nas nossas férias de SUP – canais de irrigação nos quais a água é bombeada do Nilo, criando um jardim verde de 1-2 km de largura de palmeiras e campos de legumes. A aldeia fica então directamente atrás dela para não desperdiçar solo fértil na fronteira do grande mar de areia do Sara.

O nosso destino no dia 2 do Stand Up Paddle Tour foi Kom Ombo 47 km a norte de Aswan.

Com um ligeiro vento de proa e com todas as nossas pequenas paragens, remámos cerca de 5-6 km numa hora. Fomos frequentemente convidados para o chá por pescadores que têm fogões a gás nos seus barcos, por isso atracámos os SUPs no meio do Nilo em barcos de pesca para o chá. Pouco antes de Kom Ombo, vimos mais camelos nas margens do Nilo. Parámos em Daraw, porque no fim-de-semana há um dos maiores mercados de camelos do Egipto. Os camelos vêm do Sudão e são enviados em camiões para o Cairo, onde são abatidos para carne de camelo. Ao pôr-do-sol, chegamos ao templo de Kom Ombo, que fica directamente nas margens do Nilo.

Provocámos um pouco de agitação quando atracámos com os nossos SUPs mesmo entre os navios de cruzeiro do Nilo. Como a nossa felucca tinha de atravessar no vento de proa e se movia mais lentamente do que nós, tivemos tempo para encontrar pessoas no caminho ou descobrir templos esquecidos e escondidos mesmo na costa. Assim, 60 km a norte de Assuão, encontramos um templo em Gebel el-Silsila escondido nos canaviais, muito menos frequentado pelo turismo de massas do que Kom Ombo, pois no máximo as feluccas param aqui.

“Chegámos ao templo de Kom Ombo ao pôr-do-sol.

Os navios de cruzeiro do Nilo param, no máximo, para uma fotografia a bordo. As rochas do deserto oriental e ocidental aproximam-se de tal forma que o Vale do Nilo se torna particularmente estreito, pelo que se tem um dia relaxado no SUP, uma vez que dificilmente se precisa de remar devido à forte corrente. O grés tem sido extraído aqui desde os tempos históricos mais antigos. Numerosos templos do Alto Egipto foram construídos a partir do arenito destas pedreiras. As pedras foram enviadas para Karnak, Luxor, Kom Ombo, Esna, Edfu e muitos outros lugares no Alto Egipto. Na mineração a céu aberto, cortes até vinte metros de altura eram por vezes lançados na rocha para chegar ao cobiçado material de construção.

Escondemos as nossas tábuas nos canaviais e explodimos.

Com um pouco de sorte, os guardas do templo frequentemente destrancam túmulos ou trancam as portas do templo. Os dias no Nilo eram semelhantes, a paisagem era dominada por burros e vacas, por vezes camelos, pastando nas margens. As plantações de bananeiras e de cana-de-açúcar e as tamareiras alternaram-se, e atrás delas podia-se ver as dunas de areia do deserto. A cada hora ouvia-se os cornos do comboio que liga o Cairo e Assuão e é provavelmente o meio de transporte mais rápido ao longo do Nilo depois do avião. Em Esna despedimo-nos da nossa tripulação de barco: o nosso transporte de cama e bagagem, que nos tinha seguido, por assim dizer, deixou-nos agora e remámos a solo sem apoio de barco. A nossa bagagem mínima consistia em 2 sacos-cama, 3 T-shirts, escova de dentes, dinheiro, telemóveis e câmaras fotográficas. A norte de Esna, havia consideravelmente menos feluccas, de vez em quando Dahabiyas, as casas flutuantes do Nilo, passavam por nós, mas de resto era muito mais calmo no rio aqui.

Na melhor das hipóteses, os navios de cruzeiro passaram-nos em colunas de 6 ou 7 da manhã ou da noite, uma vez que costumam atracar nos templos de manhã e navegar de lugar em lugar à noite.

“As placas GTS são um excelente substituto de cama quando acampa nas férias de SUP”.

Com 25-30 km por dia fizemos bons progressos, comprámos pão, queijo feta e tomates em pequenas lojas na costa e aprendemos que há sempre tempo para um chá. As crianças orgulhavam-se cada vez que podiam experimentar os nossos SUPs ou nós tomávamo-los para um pequeno remo nas nossas pranchas. Passamos a noite em plantações de bananas ou sem perturbações nas ilhas do Nilo, em sacos-cama, sobre as nossas tábuas. As placas GTS são um excelente substituto da cama quando acampa. Os souks nas cidades são um bom local para se abastecer de provisões. Para aqueles interessados na história, existem inúmeros templos e túmulos para explorar fora da trilha turística além de Edfu & Esna, por exemplo El Kab ou a pirâmide Al Kola. Por isso, passámos o dia sem remoinho com quase 30 nós de vento, como arqueólogos amadores. É inacreditável quão bem preservadas estão estas testemunhas da história com 3000-3500 anos de idade.

É espantoso como são coloridos e detalhados os desenhos que retratam a vida no Nilo nessa altura. O nosso último dia na direcção de Luxor – 30 km para remar – foi recompensado com uma boa corrente e vento de cauda e por isso já estávamos na Ponte de Luxor ao meio-dia, 3 horas antes do esperado. A partir daí, fomos acompanhados por um barco da polícia turística pela primeira vez. Aqui ficou clara a extensão da falta de turismo desde a revolução e agora depois da Corona. Cerca de 50 navios de cruzeiro ficaram encalhados à entrada de Luxor, nas margens do Nilo.

O nosso barco da polícia turística acompanhou-nos directamente até ao hotel, onde fizemos o check-in pela SUP, uma vez que muitos dos hotéis são construídos mesmo na costa. Após 9 dias no Nilo (um dos quais não era remável) e 200 quilómetros remados entre Aswan e Luxor, assistimos pela última vez ao afundamento do sol sobre a margem ocidental. Com muitas histórias interessantes, pequenas aventuras e mil novas impressões, terminámos finalmente o nosso passeio com um remo de despedida à margem ocidental para visitar o Vale dos Reis e o Colossi de Memnon, bem como o Templo de Hatshepsut de bicicleta.

Texto e imagens: Kathrin Borgwardt

Stand Up Paddle Tour no Nilo de Assuão a Luxor – um relato de viagem

Índice

Partilhar correio:

MANTER-SE SEMPRE INFORMADO

Subscreva agora a nossa newsletter gratuita e mantenha-se actualizado